Top 5 piores países do mundo para ser blogueiro

Top 5 piores países do mundo para ser blogueiro

Ser blogueiro não é fácil e ao contrário do que pensam algumas pessoas, os donos dos blogs não são preguiçosos e vagabundos que só querem saber de dinheiro fácil e rápido (talvez alguns até sejam), mas tem países que realmente dificultam a vida dos blogueiros de formas que eu só posso descrever como infernais, desleais e ridículas. Entre vários desses países eu selecionei 5 que considero como os mais terríveis, pois esse é o Top 5 piores países do mundo para ser Blogueiro:

Egito
O tráfego de todos os provedores passa pela Telecom Egito, empresa controlada pelo Governo. É comum blogueiros e jornalistas críticos serem presos e em alguns casos até torturados por publicarem informações contra o Estado. Grupos locais documentaram a prisão de mais de 100 blogueiros somente em 2008. O blogueiro Abdel Karim Suleiman, mais conhecido como Karim Amer, cumpre uma pena de 4 anos de prisão por haver “insultado” o islã e o presidente Hosni Mubarak.

Egito

China
Não é nenhuma novidade que a China tenha uma das piores censuras do planeta, estima-se que mais de vinte jornalistas e blogueiros estejam presos. As autoridades mantêm um severo programa de censura digital, com provedores para filtrar buscas, bloquear sites, apagar conteúdo considerado “inconveniente” e monitorar o tráfego de e-mails. O país recentemente foi notícia em praticamente todos os jornais e portais de notícias do mundo quando entrou em uma briga com a gigante Google, que acabou resolvendo abandonar o território chinês, prejudicando não só os usuários do buscador como também dos demais serviços da empresa.

China

Irã
As autoridades obrigam que todos os blogueiros registrem os seus blogs no Ministério de Arte e Cultura, além de prenderem e reprimirem com regularidade os blogueiros que escrevem críticas sobre líderes religiosos ou políticos e sobre a revolução islâmica e seus símbolos. Um dos casos mais lembrados é o do blogueiro Omidreza Mirsayafi, que foi preso por “insulto” aos líderes religiosos, ele morreu na prisão em circunstâncias que nunca foram totalmente esclarecidas.

Irã

Coréia do Norte
O país que é um dos mais isolados do mundo ensina internet aos estudantes do país por meio de imagens de telas de computadores impressas em papel. Apenas uns poucos sites aprovados pela censura do país estão disponíveis para a minoria que possui acesso a internet. O governo ainda criou uma unidade de guerra cibernética que visa sites sul-coreanos, norte-americanos e de outros países que publiquem com muita frequência conteúdos considerados preocupantes pelos poderes regionais. Como se não bastasse a censura, até o calendário do país é dividido em antes e depois de

Coréia do Norte

Mianmar
O Estado censura de forma implacável os meios de comunicação e também impõe severas restrições sobre os blogs e quaisquer outras atividades na internet. O blogueiro Maung Thura, mais conhecido no mundo virtual como Zargnar, continua cumprindo os 59 anos de prisão aos quais foi condenado apenas por haver divulgado imagens do ciclone Nargis, em 2008, imaginem quantos anos de prisão levam os que criticam o governo. É por isso que o primeiro lugar de pior país do mundo para ser blogueiro vai para o Mianmar.

Mianmar

Infelizmente muitos outros países impõem restrições aos blogueiros, jornalistas várias outras profissões, além de controlarem os meios de comunicação. Entre esses países posso citar ainda Cuba (apenas estrangeiros e uns poucos privilegiados tem acesso a internet), Síria, Vietnã (o blogueiro Dieu Cay foi condenado a 30 anos de prisão), Tunísia (o governo possui o IP e endereço de cada blogueiro do país), Turcomenistão e a Venezuela. Nesses países para ser blogueiro é preciso mais que criatividade e vontade de escrever, é preciso acima de tudo ter coragem!

Gostou do post? Então deixe um comentário.

Fernando Williams

Fontes:
CPJ (em espanhol)
El País (em espanhol)
Portal G1

VIA:Fernandowilliams

comentários:

;