A história de “Bliss”, o wallpaper do Windows XP

Bliss, wallpaper padrão do Windows XP.
Bliss

Uma das fotos mais vistas da história e, sem sombra de dúvida, o wallpaper mais usado nos computadores do mundo inteiro — ao menos até o lançamento do Windows 7. “Bliss”, o descampado de grama verdinha sob um céu azul com poucas nuvens é o papel de parede, ou wallpaper padrão do Windows XP.

A foto foi tirada pelo americano Charles O’Rear em 1996, cerca de cinco anos antes do lançamento do XP. Na versão holandesa do sistema, o nome “Bliss” foi, em decorrência de um erro de localização, trocado para “Ireland”, Irlanda em inglês, o que fez com que muitos presumissem, erroneamente, que a imagem fosse daquele país.

Na realidade, a foto foi tirada nos EUA, no condado de Sonoma, na California. Por questões contratuais, O’Rear não pode revelar o quanto a Microsoft pagou a ele pela imagem, mas numa entrevista , ele deu uma… pista, dizendo que o preço foi “‘extraordinário’, atrás apenas de outra foto de uma vida, a do então presidente americano Bill Clinton abraçando Monica Lewinsky”.

O descampado virou uma parreira meio sem vida. Em 2006, dez anos depois da fotografia original ter sido tirada, uma outra foi feita do mesmo ponto. A imagem é meio desoladora:

Foto igual à do wallpaper 'Bliss', dez anos depois.
Bliss, 10 anos depois.

JW Van Wessel, que fez todo esse trabalho investigativo , descobriu as coordenadas exatas do ponto onde as fotos foram feitas: 38.248966, -122.410269. Vá ao Google Maps e insira esses dados para ver, (quase) in loco, o lugar.

O mais impressionante disso tudo? O’Rear garante que o wallpaper do Windows XP não foi manipulado digitalmente, ou seja, que aquele visual deslumbrante e extremamente vivo aconteceu de verdade. Na entrevista ao Napa Valley Register, o fotógrafo, que por anos rodou o mundo fazendo fotos para a National Geographic, ainda comenta outros dados pra lá de interessantes sobre a imagem, como a quantidade de pessoas que já a viram: segundo dados da Microsoft, que se confundem com a quantidade de computadores pessoais em atividade no mundo inteiro, o número passa do 1 bilhão de pessoas.
Charles O'Rear com um quadro com a foto Bliss.
Charles O'Rear com sua foto mais famosa.

Via:Gemind

comentários:

;